30 março 2006

 

Campeonato da Língua Portuguesa

Como já vem sendo habitual, aqui estou eu, empenhado, a concorrer a alguma coisa em que não estou inscrito. Desta vez é o Campeonato da Língua Portuguesa, e a inscrita é a minha mulher.

Respondemos ao teste da primeira fase, e fomos apurados para a segunda! Agora temos até ao final desta semana para enviar o teste da 2ª fase. Começámos hoje, e acabámos agora (bela hora). Amanhã será rever, enviar, e confiar.

A iniciativa é brilhante - pôr os portugueses a pensar seriamente sobre a sua língua, a conhecer seriamente as últimas evoluções ditadas pelos acordos e pelos tratados (não fazia idéia que agora havia tantas palavras com hífen, a ser reconhecidas como substantivos per si, e ao mesmo tempo tantas palavras de onde o hífen "desapareceu", pelo menos na versão "moderna" da língua, se bem que continuem, em muitos casos, a estar formalmente correctas (e.g. pré-fabricado). Também aprendi que backup já vem no dicionário, e que os dicionários agora custam trinta contos.

Só lamento que este tipo de iniciativas não conheça grande adesão fora dos círculos académicos e de uma franja que se situa bem acima da fasquia média - senão de cultura, pelo menos de empenho e interesse - da nossa população. É pena, a língua portuguesa merecia mais e melhor amor destes filhos que diariamente a maltratam, a vilipendiam, a prostituem.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?