08 outubro 2005

 

Ideia do Mês - Votos em Branco com Mandatos

V. Vasconcelos Raposo explica no Expresso desta semana uma ideia brilhante: dar a plena relevância e significado aos votos em branco, convertendo-os em mandatos, obviamente não preenchidos. Isto, digo eu, e apenas isto, dignifica o gesto de votar em branco e lhe dá o pleno significado expresso pelo eleitor.

Além do óbvio significado político, este gesto permite que o voto em branco se transforme numa medida de contenção orçamental, uma vez que cada lugar vazio é menos uma sanguessuga a extorquir salários e pensões e mordomias ao orçamento que, eles mesmos o dizem, anda nas ruas da amargura.

E isto sim, permitira a inversão do ciclo crescente de abstenção, mostrando que afinal os 40% que não votam não se estão nas tintas para a política, estão-se é nas tintas para os políticos.

Agora só falta o mais difícil, que é passar da ideia á prática. Seria quase infantil esperar que fosse a própria corja, digo, classe política a implementar esta alteração. Que tipo de movimento de cidadãos será preciso para isto acontecer? Abaixo-assinado? Manifestação? Revolução?

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?